OBJETIVO
Apresentar os objetos de conhecimento Análise Combinatória e
Probabilidade a partir Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como destacar
os objetivos postos para esses tópicos de acordo com cada segmento de ensino da
Educação Básica.
Podemos dizer que:
Nos anos iniciais do Ensino Fundamental
“[...] promover a compreensão de que nem todos os
fenômenos são determinísticos.”
Nos anos finais Ensino Fundamental
“[...] experimentos aleatórios e simulações para
confrontar os resultados obtidos com a probabilidade teórica – probabilidade
frequentista.”
“[...] enumeração dos elementos do espaço amostral,
que está associada, também, aos problemas de contagem. ”
No Ensino Médio
“[...] os estudantes do Ensino Fundamental têm a
possibilidade, desde os anos iniciais, de construir o espaço amostral de
eventos equiprováveis, utilizando a árvore de possibilidades, o princípio
multiplicativo ou simulações, para estimar a probabilidade de sucesso de um dos
eventos. ”
“[...] a consolidação, a ampliação e o aprofundamento
das aprendizagens essenciais desenvolvidas no Ensino Fundamental. ”
1
- Para assistir o vídeo da ATPC
acesse o link AQUI!
2
- Os materiais que foram apresentados na ATPC estão
linkados nos ícones abaixo:
⌛ PPT da ATPC
📐 Eventos Independente
🔍 Multiplicativo
Agradecemos ao Romeing e Willian pela disposição de atender o pedido das PCNP de matemática para gravar essa conversa sobre Análise Combinatória e Probabilidade.