quarta-feira, 24 de março de 2021

A Leitura!

 A importância da Leitura   no Ensino de Matemática

"A leitura e a escrita devem ser trabalhadas e estimuladas na escola (e fora dela) desde a educação infantil, pois desenvolvem não somente a oralidade e a escrita, mas também o imaginário, possibilitando as crianças e os jovens a lidar melhor com seus sentimentos e com suas angústias, além de desenvolver seu repertório de argumentação, análise e questionamento."


Dicas de Leituras

O diabo dos números : um livro de cabeceira para todos aqueles que têm medo de matemática

Para que serve a Matemática? Aquela montanha de números sem sentido? Aqueles cálculos que não servem para calcular nada? Não, nem pensar. O autor deste livro sobre matemática é um dos maiores poetas contemporâneos de língua alemã - e esse dado já seria suficiente para indicar até que ponto O diabo dos números é original. O livro nega desde o início aquele lugar-comum segundo o qual quem gosta de matemática não gosta de literatura ou, numa outra versão, quem sabe fazer conta não sabe escrever. 

Robert, o menino do pijama azul, fazia parte dessa maioria que acha os números não só monstruosos, mas também absurdos e inúteis. Um dia, entretanto, ele começa a sonhar com um certo Teplotaxl, um diabo que pinta e borda com a matemática. No total, são doze sonhos, e a cada sonho o tal Teplotaxl faz malabarismos tão interessantes que os números simplesmente deixam de ser malditos. Ficam claros para Robert. Claros e diabolicamente divertidos.

Lembrete: Para auxiliar a leitura do livro indicamos a leitura também do artigo -   O diabo dos números: uma análise das possibilidades de ensinar matemática por meio de um paradidático. 📗

∞∞∞∞∞∞∞∑∞α∞Ω∞≠∞€∞π∞≤○∆≥∞∞∞∞∞∞

Aritmética da Emília

Depois da viagem para o País da Gramática, agora a Turma do Sítio do Picapau Amarelo recebe a visita dos artistas do País da Aritmética que desembarcam no Sítio e se apresentam num circo organizado pelo Visconde. O escritor Monteiro Lobato transforma de modo inteligente temas como divisão, subtração, frações e outras operações, em pura diversão. O livro, escrito em 1935, ganha sua edição comentada, pois apesar da matemática continuar a mesma, o método ensinado nas escolas sofreu mudanças.

Lembrete:  Para auxiliar a leitura do livro indicamos a leitura também do artigo -   O que a aritmética da Emília nos conta sobre o ensino de matemática? 📘